Artigos

LIDERANÇA CRISTÃ


 

 

CURSO BÁSICO DE LIDERANÇA CRISTÃ

 

“Um líder eficiente é aquele que desenvolve as habilidades e as qualidades morais que o capacitam a inspirar e influenciar um grupo de pessoas”.

 

 

 

PRELETOR

ANANIAS ROCHA

ananiasrocha.rocha@bol.com.br

rochafibra@gmail.com.br

(91) 99022979


PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

1.    O QUE É LIDERANÇA CRISTÃ À LUZ DA BÍBLIA..................................03

2.    LIDERANÇA CRISTÃ À LUZ DA BÍBLIA..................................................05

3.     QUALIDADES DE UM BOM LÍDER..........................................................07

4.    PRINCÍPIOS GERAIS DE LIDERANÇA CRISTÃ......................................08

5.    REFLEXÕES FUNDAMENTAIS SOBRE LIDERANÇA CRISTÃ..............09

6.    PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA NA VIDA DE JESUS.................................10

7.    A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA..................................................................12           REFERÊNCIAS...........................................................................................13

 

 

 

 

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

INTRODUÇÃO

            O objetivo principal deste curso Básico de Liderança Cristã é o melhoramento do obreiro do Senhor, tanto aquele considerado de menor desempenho até o mais elevado. O curso tem como propósito provocar o crescimento, o aperfeiçoamento do obreiro como líder, dirigente, mentor, mestre, conselheiro, auxiliar, escritor e músico; enfim, como responsável pela obra que o senhor lhe confiou.

            Em Tessalonicenses 5.12, o apóstolo Paulo preceitua: “E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam”. Nessa passagem, o apóstolo fala claramente de duas atividades centrais dos obreiros do Senhor e do apreço que a igreja em Tessalônica deveria ter em relação àqueles que servem a Deus dessa forma. Primeiro, ele refere-se aos obreiros como “os que trabalham entre vós”. Ou seja, são aqueles que trabalham primeiro executando a obra do Senhor. Em seguida, fala também de obreiros como “os que presidem sobre vós no Senhor”. Isto é, são os que trabalham primeiro administrando, dirigindo, a obra do Senhor.

           

1.    O QUE É LIDERANÇA CRISTÃ À LUZ DA BÍBLIA

Liderança é um assunto importante na Bíblia e uma ocupação que devemos prezar. Foi Deus quem instituiu a liderança cristã. A Bíblia diz que Deus deu à Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres objetivando o “aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo”(Ef.4.11-15).

            Líder cristão é a pessoa que Deus escolhe, capacita, e dirige para administrar a sua obra, isto é, igrejas e suas instituições, seu povo e seus “negócios” (Lc. 19.13).

            Não existe o dom ministerial de líder. Existe a capacitação divina para liderar, o dom divino para liderança, mas não um “dom ministerial” de liderança. Isso porque o líder cristão pode ser obreiro ou não, uma vez que a liderança cristã é uma capacitação divina a um homem que Deus escolheu para uma determinada missão, podendo esse homem ser obreiro ou laico.

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

 

1.1  Alertas ao Líder Cristão.

a)    O líder cristão é um administrador. Daí, ele ser enérgico e tendente a ser duro, isso a partir de sua aparência. O líder tem de vigiar quanto a isso.

b)   O líder cristão dinâmico. Moleza não é com ele; daí ele ser tendente a subestimar as pequenas causas e as pequenas coisas, quase sempre devido à pressa imposta pelo seu dinamismo. O líder também tem de vigiar quanto a isso.

c)    O líder cristão é racionalista. Ele lida muito com a razão e não tanto com o coração. Por isso, a sua tendência a ser insensível em alguns momentos. Eis outro ponto sobre o qual o líder tem de vigiar.

d)   O líder cristão é um condutor de homens. Daí a sua tendência a ser, em alguns momentos, insubmisso, exceto no inicio de sua carreira, enquanto ele é pequeno. O líder tem de vigiar quanto a isso.

 

1.2  A necessidade desse assunto hoje.

 

a)    Ingresso de novos obreiros no ministério. É preciso orientá-los para exercerem com sabedoria sua vocação.

b)   Há muitos obreiros vindos de fora. E, às vezes, trazendo seus maus costumes, erros e inovações danosas de suas antigas igrejas, e querendo enxertar tudo isso na igreja da qual ele faz parte.

c)    Sempre há obreiros locais imaturos, intrometidos.  É preciso ensinar-lhes ética, princípios; enfim, orientá-los.

d)   Há sempre casos de mulheres crentes problemáticas na igreja.

e)    Há bons obreiros, mas que precisam ainda ser lapidados.

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

2 LIDERANÇA CRISTÃ Á LUZ DA BÍBLIA

 

2.1 Líderes da Bíblia e da igreja. Bons líderes da Bíblia são: Abraão, José, Moisés, Josué, Gideão, Samuel, Neemias, Ezequiel, Isaías, Daniel, os apóstolos de Jesus e Paulo.

            Na igreja de forma geral, há atualmente crise de liderança bíblica e cristã. Vemos carência de líderes cristãos autênticos. Há muitos líderes despreparados, fracos, maus, defasados, ultrapassados, nulos, imaturos, falsos e omissos. Daí a má direção do culto, do campo, do ministério, do patrimônio da igreja, dos órgãos internos da igreja e dos trabalhos diversos da igreja.

2.2 Liderança profissional e vocação pastoral. Hoje, na igreja, em se tratando do santo ministério evangélico, devia-se falar menos em líder e liderança, e falamos mais em vocação pastoral autêntica como dom de Deus, segundo o Novo Testamento. Fala-se e escreve-se demais sobre formação de líderes, como se liderança fosse o suprassumo do ministério pastoral. Já temos líderes e liderança em demasia na igreja, mas faltam-nos autênticos pastores no sentido poimênico do Novo Testamento.

            Hoje, o pastor (salvos as exceções) é mais um terapeuta profissional do que um pai espiritual do rebanho, e o santo ministério tornou-se uma profissão, um mercado de trabalho, uma empresa religiosa, eclesiástica. É tanto que é grande a correria para que todo pastor seja também um psicólogo ou psicanalista, para atendimento terapêutico ao seu povo. O pastor como profissional apenas, psicólogo e terapeuta, é uma renuncia à sua chamada divina. Não estamos como isso menosprezando ou depreciando a ciência. Apenas ressaltamos que profissão não é vocação.

2.3 Líder Cristão. Líder cristão é a pessoa que Deus escolhe, dirige e capacita para administrar a sua obra (instituições e atividades) e o seu povo (conduzindo como pessoas).

            Líder cristão é o obreiro do Senhor como dirigente, administrador, condutor de pessoas, responsável, guia e mentor. O líder precisa saber que ele não é um “operador de máquinas”. Não! Os homens não são máquinas! Muitos líderes complicam-se aqui.

 

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

2.4 Áreas da Liderança Cristã.

a) Liderança Cristã no Lar. (Js.24.15)

b) liderança Cristã na Administração da igreja. (At.20.28)

c) Liderança Cristã no Ministério. (At.15.13)

d) Liderança Cristã no Pastoreio. (Jo.21.16)

e) Liderança Cristã no ensino da Palavra de Deus. (Ed.7.6,10)

f) Liderança Cristã nas Instituições eclesiásticas.

g) Liderança Cristã na Juventude Evangélica. (1Tm.4.12)

h) Liderança Cristã na Música, no louvor e na adoração. (1Cr.25.1-5)

 

2.5 Campos científicos coadjuvantes em liderança.

a) Sociologia, antropologia, administração, psicologia pastoral.

b) Relações públicas.

c) Relações humanas.

 

2.6 Tipos de líderes e de liderança do povo.

 

1.    Líder autocrático. Esse líder é apenas um chefe; só faz dar ordens. Procura sempre impor a sua vontade. Lidera pela sua autoridade. Usa a coação e não a correta persuasão junto ao povo. (1Pe.5.3).

2.    Líder autêntico. Esse é primeiramente líder e depois, chefe. Ele lidera pela capacidade, pelas qualidades de liderança, pelo respeito, pela influência, pela sua história. Preocupa-se com a cooperação do grupo e com o seu bem-estar. Usa a coreta persuasão e não a coação, nem a intimidação junto ao povo, aos liderados.

3.    A diferença entre o chefe, o ditador e o líder autêntico.

- O chefe berra. “Faça”; - O ditador diz gritando: “Faça agora, senão...! – O líder autêntico diz claramente: “Façamos juntos

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

3. QUALIDADES DE UM BOM LÍDER

 

- Fé bíblica em Deus. Esta é uma qualidade de fé comum a todos os autênticos líderes cristãos. Ela é mencionada em Hebreus 11. A Bíblia diz que a fé em Deus suscita coragem, um predicado de que o líder cristão sempre necessita (Hb. 11.27).

2º- Capacidade divina do líder. Há vários textos das Sagradas Escrituras que ressaltam a capacidade divina que o líder deve ter. Em Mateus. 4.19, lemos Jesus dizendo: “Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Em 1Timóteo 5.7, o apóstolo Paulo declara que, para “governar bem”, é preciso ter capacidade + eficiência.

3º- Unção divina sobre o líder. A Bíblia nos mostra que a unção divina muda a vida da pessoa ungida. Eram ungidos os líderes de Deus do Antigo Testamento: profetas, sacerdotes, reis. Os dons do Espírito Santo relacionados a líderes são:

Presidir: Rm:12.8

Governar: 1Co.12.8

Apascentar: At.20.28

4º- O caráter íntegro do líder. A Bíblia fala sobre a necessidade de um caráter íntegro transformado. (Sl.24.4; 2Co.5.17). Caráter significa literalmente marca ou sinal revelador e identificador deixado por algo ou alguém numa superfície qualquer. O líder cristão de mau caráter é um contracenso e perto está da sua ruína.

            O caráter do cristão está profundamente relacionado à santificação, à moral e à fidelidade.

5º- Humildade. Jesus é o nosso maior exemplo de humildade. (Lc.24.26b); (João.13); (Mt.16.24).

6º A autodisciplina do líder.  O líder cristão, antes de liderar os outros, deve liderar a si mesmo (ter autodomínio) e a sua casa. Ele deve ter: autodisciplina do corpo, autodisciplina do coração, dos sentimentos, autodisciplina da mente, autodisciplina do tempo e etc.

7º. Obediência. A virtude da obediência não nos é comunicada, nem transferida; é aprendida na escola do dever, da responsabilidade, do trabalho. Quem não é disciplinado em obediência, não deve dirigir nada, não deve ocupar cargos, não deve comandar. O líder que não sabe obedecer e que não quer obedecer nunca será um bom líder. O líder deve obediência a Deus, a Palavra de Deus, à direção do Espírito Santo e aos líderes superiores estabelecidos por Deus. (Fl.2.8);(Hb.5.8).

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

8º Maturidade social e espiritual. O fracasso de muitos líderes novatos, e também daqueles que nunca amadurecem, está relacionado a falta dessa qualidade: sabedoria divina. (Tg. 3.15,17)

            Charles Spurgeon, o renomado pregador inglês, disse sobre as qualidades de liderança do obreiro do Senhor:

O obreiro do senhor deve ter:

A força do boi;

A tenacidade do buldogue;

A coragem do leão;

A operosidade da abelha;

A visão da águia;

A docilidade do cordeiro;

A atenção da sentinela;

A previdência da formiga;

O couro do rinoceronte;

A prontidão de um anjo;

A lealdade de um mordomo;

O heroísmo do mártir;

A fidelidade de um profeta;

O amor do pastor de ovelhas.

 

4 PRINCÍPIOS GERAIS DE LIDERANÇA CRISTÂ

 

1º. A chamada divina do obreiro líder. O obreiro líder deve ser chamado por Deus para essa função.

2º. O líder deve servir devotadamente ao seu povo.

3º. O líder deve ser organizado.

4º. O líder deve ser comunicativo.

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

5º. O líder deve ser um exemplo.

6º. O líder deve ser capacitado.

7º. O líder deve saber liderar.

 

5 REFLEXÕES FUNDAMENTAIS SOBRE LIDERANÇA CRISTÃ

 

 

1.    Nove princípios Fundamentais sobre Liderança Cristã.

 

a)    Deus suscita líderes. (2Sm.7.8)

b)   Ele não é indispensável na obra de Deus.

c)    Busque a Deus em toda sua liderança.

d)   Consulte seus companheiros de liderança.

e)    Tenha Deus como seu ajudador.

f)     Controle seu temperamento.

g)   Lidere com sabedoria

h)   Ouça a voz de deus.

i)     Não existe o dom ministerial de líder.

 

2.    Missão prática do líder cristão na igreja.

 

a)    O culto ao Senhor.

b)   O ensino bíblico.

c)    A direção e o zelo pelo trabalho do senhor.

 

 

 

 

Fonte: Mensageiro da Paz: Curso de Liderança Cristã- Pr. Antônio Gilberto.Janeiro/2009

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

6 PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA NA VIDA DE JESUS

 

Princípio 1

Jesus foi confirmado como líder antes de poder liderar, o mesmo deve acontecer conosco.

Princípio 2

Líder é aquele que presta reconhecimento aos que o precederam.

Princípio 3

Bons líderes conhecem seus liderados.

Princípio 4

No serviço do Senhor, posso ter coragem para enfrentar qualquer batalha de liderança.

Princípio 5

Só um líder verdadeiramente forte pode ser voluntariamente bondoso.

Princípio 6

O verdadeiro líder coloca os interesses das pessoas na frente das tradições humanas.

Princípio 7

O verdadeiro líder dá com generosidade.

Princípio 8

O verdadeiro líder diz a verdade em amor.

Princípio 9

O líder é capaz de perdoar porque já experimentou o que é ser perdoado.

Princípio 10

É quando obedece a Deus e serve aos outros que o líder encontra seu maior poder.

 

 

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM-DISCIPULANDO VIDAS

O IDE IMPERATIVO DE JESUS

 

 

Princípio 11

O líder que tem segurança em Jesus Cristo, não tem nada a proteger.

Princípio 12

Da mesma maneira que Jesus, o verdadeiro líder expressa sua ira de maneira saudável.

Princípio 13

Um verdadeiro líder, com a ajuda de Deus, equivale a uma grande maioria.

Princípio 14

<p class="MsoNormal" style="text-align: ju


Confira mais artigos


Copyright © 2012 - Programa de Educação Cristã Continuada. Todos os direitos reservados